Usar o Google como ponto de partida para planejar qualquer viagem é praticamente obrigatório nos dias de hoje. E, ao menos aqui no Brasil, o site é um dos mecanismos de busca preferidos dos viajantes. OK, a gente sabe que tudo o que queremos saber antes de embarcar certamente aparecerá em segundos no todo-poderoso buscador californiano, mas, como a gente aqui tem como premissa frequentemente repensar os hábitos, aí vai uma proposta para sair do automático.
Recentemente, descobri o Ecosia, site alemão que pretende ser o “Google da sustentabilidade”. Funciona como um buscador comum: você vai lá e digita a palavra, termo, frase ou keyword que pretende investigar.
As respostas vêm listadas organicamente (com uma mãozinha do Bing, o buscador da Microsoft e concorrente do Google) e aparecem alguns anúncios – que são a fonte de renda e o que vão gerar a receita do Ecosia. Considerando que nem todo internauta vá clicar nos anúncios, o site estabeleceu um valor de meio centavo de euro para cada busca, de modo que, com 45 buscas, arrecada-se o valor necessário para plantar uma árvore (0,22 euro).

De dezembro de 2009, data de sua criação, até hoje, já foram mais de vinte milhões de árvores plantadas em diversos países, como Madagascar, Tanzânia, Etiópia, Indonésia e, claro, Brasil. Aliás, o site começou seus trabalhos exatamente com parcerias de reflorestamento na Amazônia.
BUSCAS EM 26 LÍNGUAS
Com recursos como aplicativo para mobile e o botão para se estabelecer como seu buscador principal no desktop, o Ecosia vem fazendo diversas melhorias para uma boa experiência do usuário. Um contador com o número de árvores plantadas aparece bem abaixo da caixa de busca e um pequeno ícone no lado superior direito indica quantas pesquisas o internauta já fez (e o quão próximo de plantar uma árvore ele está).
Eles têm um canal no YouTube bem bacana mostrando o impacto positivo que vêm causando. Outro meio de comunicação legal (porém, não muito atualizado) é seu blog, cheio de histórias interessantes. E para quem ainda duvida da eficácia, vale uma lida nos relatórios financeiros mensais que o buscador publica.

Com serviços em 26 idiomas (português incluído), o Ecosia pretende chegar ao número de um bilhão de árvores plantadas até 2020. No ritmo atual, uma árvore é plantada a cada 1,7 segundo e espera-se que essa performance melhore.
De acordo com o site, cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem de florestas para sua sobrevivência. Este artigo dá alguns exemplos de como as árvores são fundamentais para o combate da pobreza. Para conferir os projetos atuais, clique aqui. E neste link você verifica todos os detalhes de como, onde e por quê o Ecosia planta árvores.
—
Escala de sustainatripity: – 9 – Embora o objetivo principal seja ambiental, o plantio de árvores tem como consequências melhorias na vida social e na economia local, o que faz do Ecosia um projeto altamente favorável ao triple bottom line.
Por que vale a pena? Antes de tudo, porque você vai contribuir para um planeta mais verde. Mas, também, porque sempre vale à pena descobrir novas tecnologias que nos façam sair do automático.
Vai agradar a quem? Quem está preocupado com desmatamento, quem tem interesse em causas ambientais, quem curte uma novidade sustentech.