A França aparentemente está alguns passos à frente do resto do mundo no quesito turismo responsável. Depois de criar as Palmes du Tourisme Durable (prêmio a iniciativas que promovem viagens sustentáveis), agora o país vê pipocar uma série de aplicativos e startups reconhecedores da relevância desse nicho.
Já mostramos o FairTrip, espécie de TripAdvisor do turismo responsável (com informações em francês e inglês); e também o SeaZen, barco autossustentável que navega sem emissões pela Côte d’Azur. Uma das mais novas iniciativas é o VaoVert, marketplace onde podemos pesquisar alojamentos “verdes” em território gaulês.
O público-alvo é amplo: praticantes de ecoturismo, famílias, apreciadores de comida local e saudável ou pessoas interessadas em conhecer gente nova. No entanto, o recorte em comum entre eles é: buscar alojamentos responsáveis ambientalmente.

Criada na cidade de Dijon e lançada em maio de 2018, essa startup oferece opções em quase todas as regiões da França – você pode procurá-las pelo nome das cidades ou clicando no mapa do país.
Para entrar na plataforma, o alojamento precisa ganhar “ecopontos” distribuídos em cinco categorias: Infraestrutura (É construído respeitando o entorno? A piscina é natural?), Energia (Conta com painéis solares? Ou lâmpadas econômicas?), 3R (Recicla papel? Reutiliza água? Tem compostagem?), Gastronomia (Tem opções vegetarianas? Permacultura?) e Compartilhamento (Os fornecedores são locais? Tem aluguel de bicicleta?).
Além disso, são levados em conta quatro critérios à parte: oferecer recepção calorosa, providenciar a separação de resíduos, compartilhar boas ideias ecorresponsáveis e comprometer-se com a redução de seu impacto ambiental.

“A França tem regiões culturalmente bem diferentes e buscamos alojamentos que estejam inseridos no patrimônio regional”, conta a fundadora Mélanie Mambré, neste programa do canal France 3. Vários deles portam certificações internacionais importantes, como a La Clef Verte.
De campings a hotéis cinco estrelas, são cerca de 50 alojamentos, por enquanto. A região com mais oferta (14 opções) é a Aquitânia, que, em parte, faz fronteira com a Espanha. Torcemos para que a lista cresça rápido.
Para saber mais, veja o blog (que tem matérias bem legais sobre sustentabilidade em geral, em francês), o perfil do Instagram (de onde tiramos as fotos deste post) ou o Facebook do VaoVert.