Um alojamento com comidas e bebidas 100% veganas, energia solar e hortas orgânicas, com o objetivo principal de reduzir ao máximo sua pegada de carbono. Essas são algumas características do The Vegan Lodge Olympos, o primeiro resort vegano da Turquia, que será inaugurado em março de 2019.
Está localizado em Olimpo (ou Olympos, como é mais conhecida internacionalmente), pequena cidade no sul da parte asiática do país, região de Antália, uma das partes da conhecida Riviera Turca. É uma urbe clássica, do período helenístico, que existe pelo menos desde o século II a.C.

SEM GARRAFAS PLÁSTICAS
Além das belezas naturais e de suas ruínas históricas, agora a área conta com essa opção para férias veganas embaladas com um conceito de bem-estar. Toda a alimentação, os produtos de limpeza e amenities cosméticos são veganos e de origem orgânica.
O local prioriza os produtores locais e cultiva azeitonas e frutas em seu terreno – sem o uso de fertilizantes nem agrotóxicos. Prefere a compostagem e o aproveitamento de restos orgânicos de alimentos para usar em suas plantações.
São 34 quartos, duas piscinas, três estúdios de yoga, um bistrô e um restaurante que seguem a cartilha do turismo sustentável. Além de utilizar painéis solares, o resort vai oferecer o mínimo de plástico possível, evitando, por exemplo, garrafas de água desse material.

PRAIA, YOGA E ‘MEZZES’
Quem se cansar da piscina pode ir à praia de Olimpo, a dois quilômetros do resort. Ou se esticar nas aulas de yoga, diariamente dadas por instrutores certificados. Materiais de apoio como os mats (tapetinhos) estão disponíveis no alojamento. Também rolam práticas ao ar livre, para variar um pouco dos estúdios.
Água e chás estão disponíveis gratuitamente pelo resort. A comida do restaurante é tradicional mediterrânea e da região do Mar Egeu (nota de quem já viu esse mar: aquele azul é impossível esquecer <3), com toques contemporâneos, em esquema de buffet.

E não faltam os mezzes, espécie de tapas turcas (absolutamente imperdíveis uma vez no país). Também rolam workshops gastronômicos para quem quiser se aprimorar nas receitas veganas.
Já no bistrô, é possível comer pratos internacionais como hambúrgueres (veganos, claro), kebabs de falafel, saladinhas e sorvetes. Além dos chás, sucos naturais, smoothies, Kombuchas, leites vegetais e vinhos locais, para quem não abre mão de álcool.

DESCONTO PARA RESERVAS AINDA ESTE ANO
As diárias para quartos para duas pessoas no mês de inauguração variam de 500 liras turcas (TRY), ou seja, cerca de 82 euros (quarto standard), a 1050 TRY (174 euros) para o quarto Family Gardens, o mais caro. Na alta temporada, em agosto, a variação sobe de 750 TRY (124 EUR) a 1650 TRY (273 EUR).
Ficou interessado? Se fizer uma reserva no site antes de 1 de janeiro, rola um desconto de 25%. Para acompanhar as novidades e promoções, confira o Instagram e o Facebook.
EXTRA TIPS
E se você se animou para este estilo de hospedagem, dê uma olhada também nesta lista de opções de resorts bacanas para veganos pelo mundo.
Para mais dicas de vegan trips pela Turquia, recomendo a leitura destas matérias do The Telegraph e do Vegan Travel.
—
Fotos de divulgação