SeaZen, o barco francês que fabrica sua própria energia

Movido a painéis solares, o 'bateau' oferece passeios acessíveis pela Côte d'Azur

O calor está chegando ao Hemisfério Norte e, com ele, vem o desejo de estar ao ar livre, de preferência perto da praia. Imagine você em um barquinho, em pleno Mar Mediterrâneo, com seus amigos, por um preço OK e ainda por cima movido a energia limpa?

Não é um sonho impossível. Uma das pedidas mais bacanas para o próximo verão europeu é um passeio no barco elétrico SeaZen, que, há dois anos, oferece uma opção sustentável de programa em Nice, no sul da França.

Pela segunda vez, essa startup é candidata à Palma do Turismo Sustentável, prêmio recentemente criado para valorizar ideias que permitam ao país hexagonal continuar acolhendo visitantes de forma responsável. Só no ano passado, a França recebeu quase 90 milhões de estrangeiros, um recorde, e a estimativa é chegar a 100 milhões em 2020.

O barquinho vai, a tardinha cai (Fotos de divulgação SeaZen)

Por isso, iniciativas como o SeaZen são muito bem-vindas. Trata-se de um  barco autossustentável, movido a energia solar produzida dentro do próprio veículo. Ou seja, não é preciso carregá-lo em uma estação, como ocorre com outros meios de transporte elétricos. É só aparecer no porto de Beaulieu-sur-Mer, que fica a 15 minutos do centro de Nice, munido de chapéu, protetor solar, lanchinho e, pronto, seu dia na Riviera está feito.

COM OU SEM GUIA?

Os interessados têm duas opções: a primeira é fazer a promenade marítima pela Côte d’Azur com um guia-capitão. É um itinerário de 60 minutos, de acordo com o gosto do cliente, podendo passar por diversas atrações locais, dando, inclusive, um pulinho em Mônaco. A tarifa vai de 99 a 110 euros, com saídas de hora em hora, a partir das 9h.

A outra é alugá-lo de forma independente. O barco não exige licença marítima oficial para ser pilotado, mas é necessário fazer um treinamento de uma hora de duração antes de assumir o leme (dá para ir se familiarizando com o tema por aqui). Nesse caso, os preços variam de 160 euros (por três horas, na baixa temporada) a 190 euros (por três ou quatro horas, na alta temporada). Veja as tabelas com detalhes neste link, onde é possível reservar também.

Mergulho na Riviera Francesa sem barulho nem diesel

Escala de sustainatripity: 9 – Silencioso e sem cheiro de combustível, o SeaZen tem impacto mínimo na natureza e ainda permite uma deliciosa conexão com o mar e com a cultura local (caso você opte pelo tour com o capitão-guia). 

Por que vale a pena? É um passeio diferente das balades de barco tradicionais, não apenas por ser privé, mas também por não exigir grandes habilidades náuticas – uma experiência única para quem nunca manejou um leme.

Vai agradar a quem? A quem ama navegar, a quem quer escapar dos ruídos das cidades e a quem quer ter um dia de luxo acessível e ecológico.